15 de abr. de 2012

Ainda sobre a Fé...

     No artigo anterior (Será que temos Fé?), apresentei uma questão sobre a visão diferenciada de Fé separada de religião, que é a meu ver uma forma de compreendermos que todos temos condições de desenvolver o sentimento da FÉ em nosso íntimo. Resolvi continuar esse assunto, visto a importância dele em nossa vida.


    Esse tema sempre me instigou interesse, desde o momento que percebi nas pessoas uma idéia equivocada de que alguns nascem com Fé e outros não, ou ainda, uns tem pouca e outros tem muita. Analisei os conceitos de diversas pessoas, fiz algumas leituras e tenho concluído que realmente a Fé é uma força que trazemos, que todos a possuem, mas alguns não a percebem e só se lembram dela nos momentos difíceis na vida. 

     Quanto à idéia de Fé ligada à religião, concluí que esse conceito se deve ao fato de que nas religiões ela está associada aos momentos em que a pessoa necessita usá-la e não está fazendo, então a sua religião a orienta a buscar saída para seus tormentos na sua FÉ. Com isso muitos fazem essa ligação de Fé com crença.

     Veja esse texto com um olhar direcionado a essa força, e faça suas conclusões!


FÉ E ORAÇÃO
"Está alguém entre vós aflito? Ore."         Tiago, 5:13
 
Fé é a substância nutritiva dos sentimentos elevados. Ela desperta, mantém e fortalece todos os reflexos da vida emocional nobre.
Com ela a tristeza se dissipa e o desânimo se transforma em otimismo operante.
Ela é a luz que se acende no reino do coração, permitindo enxergar a vida com clareza e eliminando os inesperados estados de derrotismo.
Ela é força inata na criatura.
Quando aprende a manejá-la, o homem avança a passos firmes e jamais se sente fraco diante das lutas e testemunhos.
Sem duvida, a fé é o combustível de todas as vitórias da alma. Contudo, como você ainda não a consolidou como impulso divino na esfera dos hábitos, torna-se indispensável utilizar constantemente a oração como o dínamo ativados de sua ação a cada dia de sua vida.
Extraído do Livro Receitas para a alma - Ermance Dufaux - cap. 38


     Entendo que essa página esclarece bem a questão e dessa forma temos recursos valiosos para nosso estudo e aproveitamento. Agora vemos nesse próximo texto, uma análise aprofundada do tema e com isso melhorar ainda mais nosso aprendizado.

Parte do capítulo 6 - FÉ - do livro Pensamento e Vida de Emmanuel 
...Entretanto, como exprimir a fé?  Indaga-se muitas vezes.  
A fé não encontra definição no vocabulário vulgar. 
É força que nasce com a própria alma, certeza instintiva na Sabedoria de Deus que é a sabedoria da própria vida. Palpita em todos os seres, vibra em todas as coisas. 
Mostra-se no cristal fraturado que se recompõe, humilde, e revela-se na árvore decepada que se refaz, gradativamente entregando-se às leis de renovação que abarcam a Natureza. 
Todas as operações da existência se desenvolvem, de algum modo, sob a energia da fé. Confia o campo no vigor da primavera e cobre-se de flores. Fia-se o rio na realidade da fonte, e dela não prescinde para a sua caudal larga e profunda. 
A simples refeição é, para o homem, espontâneo ato de fé. Alimentando-se, confia ele nas vísceras abdominais que não vê. 
Todo o êxito da experiência social resulta da fé que a comunidade empenhe no respeito às determinações de ordem legal que lhe regem a vida. 
Utilizando-nos conscientemente de semelhante energia, é-nos possível suprimir longas curvas em nosso caminho de evolução. 
Para isso, seja qual for a nossa interpretação religiosa da idéia de Deus, é imprescindível acentuar em nós a confiança no bem para refletir-lhe a grandeza.

     Reconheço a importância desse tema e a necessidade de aprimorarmos nosso conhecimento, para com isso construirmos nosso caminho em busca do crescimento interior, fazendo as transformações que vão se ajustando e dessa forma nossa visão vai se ampliando.

   Se você gostou do assunto, acredito que tem também algo a complementar; convido-o a deixar abaixo suas palavras, postando um comentário e com certeza irá ampliar a idéia e enriquecer nosso estudo.

     Ou ainda, queira apenas divulgar o texto em suas redes sociais, para isso basta clicar nos botões abaixo.

Transformando nossas vidas

Ieda Perez





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...