28 de jun. de 2012

Reciclando sentimentos

Você já passou por períodos de mudanças? Essa parece uma pergunta óbvia, pois quem não passou! 

No entanto, muitos preferem dizer que isso é tão natural que nem cabe essa pergunta, porém essas mesmas pessoas, quando estão diante desses momentos (que sabemos o caos que ocasionam), não gostam de admitir  que a própria vida está impondo a necessidade de mudanças interiores. Preferem acreditar que elas são apenas naturais (externas) e com isso perdem oportunidades de aprendizado e crescimento interior.

O que é ainda mais difícil para algumas pessoas é entender que podemos mudar por opção, justamente para melhorar algo que está ruim. Tenho ouvido de várias pessoas, que mudar é muito complicado e normalmente gera um certo caos, o que leva ao desconforto. Temos a idéia, pela prática, que toda mudança gera desestabilização, porém ela é justamente o necessário no momento, para que o melhor aconteça. 

No aspecto emocional, parece ainda mais difícil, muitos de nós temos enorme dificuldade em identificar nossos sentimentos verdadeiros e nos conhecer mais profundamente; isso devido a diversos fatores, entre eles o mais agravante são nossas crenças individuais e também coletivas.

A autora espiritual Ermance Dufaux nos traz uma variedade de informações sobre o assunto e uma que considero muito importante é a questão de aprendermos a perguntar sempre aos nossos sentimentos novos o que eles querem nos dizer, ou seja, entendermos que cada sentimento está conosco por uma razão e que cabe a nós identificá-las para um autoconhecimento e possível mudança. 

Muito estranho isso porque crescemos com a idéia que os sentimentos fazem parte da vida, que todos nós temos, que é natural. É lógico que tem verdade nisso, mas entender que eles nos trazem informações sobre nós mesmos, que podem mudar a cada fase da vida, tudo isso não foi ensinado a nós. Por essa razão, vamos vivendo sem cuidar dessa parte, sem um aprendizado emocional e para piorar, vamos gerando conflitos internos e nas relações; construindo os mais diversos sentimentos dolorosos, nos vitimizando, nos desvalorizando e tudo que é desconstrutivo em nossa vida. Enfim, nos mantemos totalmente afastados do autoconhecimento e nem sequer temos idéia de que isso é necessário.

O mais interessante é que esse trabalho de aprender com os sentimentos tem a função de nos levar ao auto-amor, algo que temos também dificuldade em assumir. Por questões diversas, confundimos com egoísmo, que aprendemos desde pequenos, ser algo errado, portanto precisamos cuidar para não sermos egoístas, quanto conceito equivocado!

E quando aprendemos a lição do auto-amor , muitas coisas mudam também no exterior, principalmente com relações aos nossos seres queridos mais próximos, que temos afeto e ao mesmo tempo desencontros.

Para quem está interessado, existem diversos livros que são auxiliares para um conhecimento aprofundado. Os que gostam de associar o tema a um aprendizado baseado no evangelho, recomendo o livro Escutando Sentimentos de Ermance Dufaux, em que encontramos recursos de grande valor para esse feito.  

Estou nesse momento da vida passando por essas mudanças e posso garantir que essa forma de autoconhecimento é muito valiosa. É claro que tudo começa quando decidimos, pois sem esse primeiro passo nada irá acontecer. Há também a considerar que muitas vezes é necessário um trabalho psicoterapêutico, sem o qual fica muito mais difícil. Lembrando que muito se fala em reforma interior, mas percebo que nem todos estão realmente dispostos a essa tarefa; uns a consideram trabalhosa, outros muito difícil mudar hábitos e outros ainda com um certo medo do auto-enfrentamento, por terem ouvido muito falar sobre ter coragem para descobrir defeitos. Mas esse é um assunto para outra postagem.

Nesse vídeo temos uma música de fácil compreensão, usando a metáfora na questão de reciclar o coração. A meu ver, uma forma simples e fácil de iniciar mudanças, apenas observando atentamente os sentimentos mais naturais
.
Faça um teste nos próximos dias e descubra que poderá até se surpreender. 
Volto a falar sobre o assunto, que considero fundamental para nosso crescimento interior.



Transformando nossas vidas

Ieda Perez

Leia também:
Você costuma sentir raiva?
Coisas do coração


Se gosta desse assunto, deixe seu comentário ou então apenas divulgue em suas redes, clicando nos botões abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...