30 de out. de 2012

Para que servem as emoções?

Na minha observação diária percebo que  grande parte das pessoas que encontro tem dificuldade em lidar com suas emoções, tanto quanto eu.

 Estou buscando um estudo mais profundo acerca do assunto, mas ainda é cedo para arriscar opiniões a respeito do motivo para essa dificuldade.

Por enquanto quero apenas dizer uma coisa: já consigo entender que todas as emoções tem uma função sagrada dentro de nós. Infelizmente vivemos de forma que, não sabendo entender cada emoção, vamos reagindo a elas apenas com alegria ou sofrimento, diga-se de passagem, muito mais esse.

Sendo assim, a vida se torna um labirinto em que ficamos à mercê dos acontecimentos, sem proveito e sem crescimento interior nenhum. 

Para ser mais honesta, até que aprenda melhor, penso que inconscientemente vivemos fugindo do sofrimento; de tal forma que, a qualquer emoção mais perturbadora, nossa ação imediata é buscar uma saída como um escape e com isso deixamos de ter um aprendizado valioso. Perdemos oportunidade de trabalhar nosso autoconhecimento e reforma interior.

Por hoje deixo essa mensagem de Ermance Dufaux  a respeito dessas emoções,  para nossa reflexão.


ESTADOS EMOCIONAIS
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. - Mateus, 5:8
 
A vida terá a coloração de seus estados emocionais, brindando-o com a felicidade ou a tormenta, conforme suas escolhas diante dos testes da vida. 
Você está abatido ante as derrotas? Repouse um poco, refaça suas energias e depois, mais harmonizado, busque pensar que lições a vida te entrega nas dores do fracasso. 
Encontra-se indeciso perante as opções que surgem no seu caminho? Reflita, avalie os sinais da vida, ore e decida assumindo as responsabilidades sobre a decisão que tomar. Ninguém está isento dos riscos de errar.
Sente-se decepcionado pelas ocorrências inesperadas? Reaja procurando entender com otimismo que algo de muito melhor te espera no futuro, se souber entender o recado que a vida te envia no agora.
 
A raiva te assaltou o coração diante de uma perda ou ofensa dolorosa? Considere que por trás de toda lesão existe um testemunho para o qual a vida te conclama em favor de seu aprendizados. 
Olhe com bondade para suas emoções diante dos acontecimentos de sua vida. Sem censura, reconheça-as, aceite-as e estabeleça consigo mesmo um clima de conciliação renovadora. 
A sensação de fracasso, a indecisão, a decepção e a raiva são manifestações da vida interior, que guardam, em cada circunstância, mensagens profundas e variadas em favor de seu futuro. Medite e perceberá com critério que todas elas se destinam a fortalecê-lo, evitar deslizes, aprimorar suas potencialidades e limpar seu coração para o seu próprio bem.

Transformando nossas vidas

Ieda Perez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...